
A disputa entre Vivo e Tim pela liderança do celular no Brasil colocou em discussão os critérios para definir quem é o líder. O quadro a seguir apresenta 7 indicadores selecionados pelo Teleco para definir esta liderança.
Líder em |
Indicador
|
Líder no 1T07
|
Celulares |
Market Share
|
Vivo
|
Crescimento |
Adições Líquidas
|
Tim
|
Receita |
Receita Líquida
|
Vivo
|
Receita por Cliente |
ARPU
|
Tim
|
Rentabilidade |
Margem EBITDA
|
Telemig/Amaz
|
Cobertura |
População atendida
|
Tim
|
Qualidade |
Metas da Anatel
|
Telemig/Amaz
|
Nota: A ordem não reflete a importância dos indicadores. CTBC e Sercomtel não foram incluídas.
Tendo por base estes indicadores a liderança do celular no Brasil no 1º trimestre de 2007 (1T07) ficou com:
- Vivo (Market Share e Receita)
- Tim (Crescimento, ARPU e Cobertura)
- Telemig Celular/Amaz (Rentabilidade e Qualidade)
Em 2006 a Vivo foi a líder em Market Share e Receita e a Tim em Crescimento, ARPU e Cobertura. A Telemig/Amaz e a Vivo empataram em Margem EBITDA (23,7%) e a Oi liderou em qualidade. Apresenta-se a seguir uma análise destes indicadores para o 1T07.
Quantidade Celulares: Market Share e Crescimento
A Vivo é a maior operadora de celular do Brasil com 29 milhões de celulares e um market share de 28,42%. Ela é também líder em market share em 2 Regiões, 11 Unidades da Federação e 28 áreas locais (DDD). (Mais detalhes)
1T07 |
Market
Share |
Celulares
(milhares) |
Líder em Market Share
|
||
Região
|
UF
|
DDD
|
|||
Vivo |
28,42%
|
29.030
|
II e III
|
11
|
28
|
Tim |
25,77%
|
26.321
|
–
|
7
|
20
|
Claro |
24,09%
|
24.608
|
–
|
3
|
5
|
Oi |
13,08%
|
13.358
|
I
|
4
|
9
|
Telemig/Amaz |
4,65%
|
4.752
|
–
|
2
|
5
|
BrT |
3,56%
|
3.636
|
–
|
–
|
–
|
A liderança da Vivo está sendo também ameaçada pela Tim, que liderou as adições líquidas no trimestre e reduziu a distância que a separa da Vivo de 3,6 milhões de celulares em 2006 para 2,7 milhões no 1T07.

A Oi está também ameaçada de perder a liderança em market share na Região I para a Tim. A diferença que separa as duas operadoras nesta região caiu de 615 mil celulares em 2006 para 319 mil no 1T07.
A Brt foi a operadora que mais cresceu em termos percentuais (7,7%).
Receita e ARPU
A Vivo foi a operadora líder em receita no 1T07.
R$ Milhões |
Receita Bruta
|
Receita Líquida
|
Revenue Share
|
Vivo |
3.964
|
2.851
|
29,5%
|
Tim |
3.895
|
2.843
|
29,4%
|
Claro |
2.830*
|
2.155
|
22,3%
|
Oi Celular |
1.331
|
1.000
|
10,3%
|
Telemig/Amaz |
700
|
432
|
4,5%
|
BrT |
541
|
385
|
4,0%
|
* Estimado pelo Teleco
Esta liderança está também sendo ameaçada pela Tim, que superou a Vivo em receita de serviços. A receita líquida de serviços da Tim no 1T07 foi de R$ 2.662 milhões e a da Vivo de R$ 2.609 milhões. A Vivo se mantém na liderança por ter uma receita na venda de aparelhos maior que a da Tim.
A liderança em receita de serviços a Tim é reflexo do maior ARPU apresentado pela operadora.
1T07 |
ARPU (R$)
|
MOU
|
TIM |
34,4
|
89
|
BrT |
33,4
|
ND
|
Vivo |
30,0
|
75
|
ARPU Brasil |
29,4
|
76
|
Amaz Cel |
28,4
|
78
|
Telemig |
27,6
|
69
|
Claro |
27,0
|
64
|
Oi |
22,1
|
ND
|
Rentabilidade
A Telemig/Amazônia Celular foi a líder em rentabilidade no 1T07, com Margem EBITDA e EBIT superior que as demais. Ela e a Oi Celular foram as únicas operadoras a apresentar lucro no trimestre. O lucro da Oi Celular deve-se a receitas financeiras da operadora.
1T07 |
Margem EBITDA
|
Margem EBIT
|
Lucro
|
Telemig/Amaz |
34,6%
|
16,4%
|
37
|
Claro |
27,4%
|
7,8%
|
ND
|
Vivo |
26,6%
|
6,5%
|
(19)
|
TIM |
23,4%
|
2,9%
|
(19)
|
Oi |
18,3%
|
0,4%
|
46
|
BrT GSM |
1,1%
|
-23,4%
|
(53)
|
A Claro melhorou consideravelmente a suas margens no 1T07 tendo superado pela primeira vez a Vivo e a Tim.
Cobertura e Qualidade
A Tim, única operadora a estar presente em todas as Unidades da Federação, é a líder em população e municípios atendidos.
Operadora |
População
|
Municípios
|
Tim |
86%
|
44%
|
Claro |
78%
|
42%
|
Vivo |
67%
|
41%
|
Oi |
39%
|
14%
|
Telemig/Amaz |
15%
|
9%
|
Brasil Telecom |
21%
|
14%
|
A Telemig/Amazônia Celular foi a líder em atendimento de metas de qualidade no 1T07 (mais detalhes).
1T07 | Metas Atendidas |
Telemig/Amaz | 98,0% |
Tim | 97,9% |
BrT GSM | 96,0% |
Brasil | 94,3% |
Claro | 92,3% |
Vivo | 91,0% |
Oi | 79,5% |