Caso Mattel: Ganancia Chinesa, pode matar crianças


O BARATO QUE SAIU CARO

O perigo está ficando fora de controle. Nada da China pode ser comprado até sabermos a extensão do problema. Pense nas vasilhas de 1,99 e nos brinquedos. Vi a reportagem na Globo News ontem e várias crianças já morreram nos Estados Unidos por causa do chumbo que causa morte.

Mattel faz recall para 18 milhões de brinquedos produzidos na China
Fonte: Da France Presse 14/08/2007, 17h02
 
O recall para 18 milhões de brinquedos da fabricante americana Mattel anunciado nesta terça-feira trouxe à tona novos temores em relação à segurança dos artigos chineses, depois de pelo menos três crianças terem se ferido seriamente com altos níveis de chumbo e alguns ímas dos produtos. “A Mattel está fazendo o recall de 18,2 milhões de brinquedos no mundo todo, sendo 9,5 milhões nos Estados Unidos”, informou a empresa californiana em um comunicado.

De acordo com o órgão de defesa do consumidor (US Consumer Product Safety Commission, CPSC) e a própria Mattel, todos os brinquedos incluídos no recall foram fabricados na China. A Mattel já tinha feito o recall de 4,4 milhões de bonecas e acessórios Polly Pocket em novembro do ano passado depois de 200 casos de ímas defeituosos. Três crianças tiveram o intestino perfurado e precisaram ser operadas depois de engolir ímas que se soltaram de brinquedos Polly Pocket.

Quando engolidos, os pedaços de íma podem se atrair e causar perfurações intestinais, infecções e até o bloqueio do sistema digestivo, que pode ser fatal. “Houve três registros de crianças seriamente feridas que engoliram mais de um pedaço de íma”, afirmou a Mattel em um comunicado conjunto com a CPSC divulgado nesta terça-feira, anunciando que mais 7,3 milhões de brinquedos Polly Pocket haviam sido incluídos no recall.

Desde o último recall a Mattel já recebeu mais 400 reclamações de ímas que se soltaram de brinquedos Polly Pocket. Nancy Nord, presidente da Comissão, destacou que a agência vem alertando sobre o risco de ímas que se soltam dos brinquedos há mais de um ano. Cerca de um milhão de brinquedos Doggie Day Care, além de aproximadamente 700 mil produtos da popular linha Barbie e 345.000 bonecos Batman e One Piece também entraram na lista do recall por causa de ímas defeituosos.

A Mattel também irá recolher 436.000 carrinhos do personagem “Sarge”, do longa-metragem infantil “Carros”, por causa do nível de chumbo detectado na tinta, que estava muito além do permitido: 250 mil só nos EUA e 183 mil em outros países. Os brinquedos foram pintados por uma empresa terceirizada na China, que “violou os padrões da Mattel e utilizou tinta de uma fornecedora não autorizada”, defendeu-se a Mattel em um comunicado. Funcionários do ministério do Comércio e das Relações Exteriores da China não quiseram comentar o caso.

Anúncios

Comenta aê!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s