Atividades leves do dia-a-dia não contam como exercício, diz estudo


Fonte: BBC Brasil
 
Organizações americanas de esportes e saúde lançaram novas recomendações sobre as atividades físicas que devem ser seguidas por adultos entre 18 e 65 anos para se obter um estilo de vida saudável.  O American College of Sports Medicine e a American Heart Association dizem que o objetivo do documento é oferecer informações mais claras e abrangentes sobre o tipo e a freqüência dos exercícios recomendados.
Fazer atividades aeróbicas moderadas cinco vezes por semana por pelo menos meia hora ou atividades mais intensas (como correr) três vezes por semana, por 20 minutos, seriam o suficiente para promover uma saúde melhor.
As instituições afirmam que é possível acumular períodos mais curtos de exercício até chegar a 30 minutos por dia, mas esclarecem que uma rápida caminhada até o carro ou subir poucos lances de escada não contam para o objetivo final. Segundo os especialistas, a mensagem de que exercícios leves também fazem bem à saúde está sendo mal interpretada por algumas pessoas e pode levá-las a fazer menos atividade física do que precisam para se manter saudáveis.
“A atividade aeróbica recomendada (de intensidade moderada ou alta) deve ser realizada como complemento a atividades do dia-a-dia, como cuidado pessoal, caminhadas curtas e compras”, diz o documento das entidades americanas. Para poder ser incluído na meta de meia hora por dia, o exercício precisa durar pelo menos dez minutos seguidos, numa intensidade constante. Nesse caso, atividades como jardinagem, caminhadas em bom ritmo e carpintaria podem fazer parte do programa.
A nova recomendação também indica a realização de exercícios de musculação pelo menos duas vezes por semana como complemento às atividades aeróbicas. Segundo as organizações americanas, seguir esse programa mínimo reduz o risco de doenças crônicas e morte prematura.  Há controvérsia sobre o tipo e a duração ideais do exercício feito com o objetivo de melhorar a saúde.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda 30 minutos de exercício leve todos os dias como forma de manter um mínimo de boa forma. Já um estudo recente da Queen’s University, em Belfast, na Irlanda do Norte, concluiu que pessoas que andam por meia hora apenas três vezes por semana alcançam resultados parecidos em termos de forma física e de pressão arterial aos dos obtidos por aquelas que caminham cinco vezes por semana. Mas os especialistas alertam que todas as recomendações valem apenas para pessoas saudáveis. Obesos, idosos e mulheres grávidas precisam seguir outros parâmetros para manter a forma.

Comenta aê!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s