O Second Life já era! O que vem agora?


Por Lucas Pretti e Marilu Araujo (Agência Estado) Qua, 09 Jan – 14h00 Fonte: Linden Lab

Não viveu 2007 quem nunca ouviu falar em Second Life. O mundo virtual que propõe a internautas manter um alter ego digital se tornou centro de negócios e estudos, dividiu opiniões e chocou o Brasil com o conceito de “segunda vida” – trabalhar, namorar, estudar e se divertir em um mundo de simulacros.

O problema é que muito disso ficou na promessa. Pouquíssimos ganharam dinheiro de fato (é possível trocar moeda obtida com negócios virtuais por dinheiro de verdade), a permanência de avatares online é de 5% em relação ao total de cadastrados e, apesar do sempre crescente número de adeptos, houve um “antiboom” no fim do ano. A mídia esqueceu, as empresas desconfiaram e muitos usuários deixaram de lado.

Então eis o final de mais uma modinha da internet? Não mesmo. Houve uma mudança de foco. Com o passar dos meses e o amadurecimento de iniciativas no Second Life, o conceito de “segunda vida” se dissipou. Percebeu-se que avatares não queriam levar uma rotina no mundo virtual e que não desenvolveram personalidade diferente da de seus controladores, humanos. Ao mesmo tempo em que a ganância por dinheiro de diversos “empreendedores” assustava e naufragava, ações culturais, de educação e compartilhamento de conhecimento obtinham êxito. Isso certamente quer dizer algo.

A reportagem desta semana analisa, com base no exemplo do Second Life, o que a popularização de mundos virtuais representa no que diz respeito ao futuro da internet e ao comportamento digital das pessoas. Daqui a 10 anos, por exemplo, estaremos todos conectados em 3D?

Por enquanto, sabemos que o Second Life já não existe mais com a cara de um ano atrás. Digamos que é tempo de “segunda vida 2.0”.

Boxe:

RAIO-X DO SECOND LIFE

Desenvolvedor: Linden Lab

Onde: http://www.secondlife.com

Lançamento nos EUA: 23/6/2006

Lançamento no Brasil: 23/4/2007

Total de usuários cadastrados no mundo: 11.175.710

Total de usuários cadastrados no Brasil: 600 mil

Total de usuários ativos no mundo: 543.375

Total de usuários ativos no Brasil: 27.532

Países líderes em número de usuários ativos: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Japão, França e Brasil.

Total de usuários premium no mundo: 92.595

Anúncios

Comenta aê!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s