Lalola: a desesperada tentativa do SBT


Uma das medidas do SBT para conter a crise de audiência deve está, no mínimo, causando grande mal no Silvio. A emissora apostou na novela argentina Lalola para bater o horário nobre do Jornal Nacional. Uma história de um homem que foi enfeitiçado e, da noite para o dia, foi transformado em mulher. O SBT fez anúncios alarmantes sobre a novela, apelando que o telespectador assista e julgue se a novela é digna de acompanhamento.

Depois de anúncios sem pé nem cabeça do tipo “É Lula lá? Não é Lalola!!!” e de afirmações como “A Globo, a Record e a Bandeirantes nunca fizeram uma novela com um tema tão diferente…” e cartadas como “… Se você não gostar, volte a assistir a sua programação predileta.”, as pessoas realmente viram, não gostaram, mudaram de canal e voltaram a assistir suas programações prediletas. E agora? Por enquanto a única coisa que se tem certeza é que o machão que se transformou em mulher acabará tendo um affair com seu colega de trabalho.

A trama estreou dia 21/01/2007 às 20h15 e despencou na audiência em pouco mais de uma semana. É decepcionante a visão de não investir numa novela feita no Brasil e esperar que um drama importado ganhe a empatia do público. A novela é bem produzida e o roteiro pode até ser original, porém a ação do SBT vem na contramão das outras emissoras, que tem investido na produção de programas e novelas “com a cara do Brasil” no horário nobre.

Durante crises, o caminho fácil é cortar despesas, resolvendo paliativamente a garantia de sobrevida, retardar desastres eminentes. O caminho difícil é investir em criatividade, inovação e aumentar a capacidade produtiva. Agora a novela Lalola, por já está filmada, não poderá ter sua trama modificada para se adequar a queda na audiência. O máximo que poderá ser feito é a encurtá-la para acabar o mais rápido possível. Mas o que colocar em seu lugar?

É necessário pesquisar, saber o que o público quer ver neste horário. Será que isso não foi feito? Será que o desespero de estar em terceiro lugar é tão grande que precipitou a decisão de colocar essa novela no ar? Será que os executivos do SBT lêem blog, utilizam a opinião de internautas formadores de opinião? Ou será que eles ainda estão presos a velhos paradigmas da mídia massificada para um povo alienado e pouco exigente?

Um comentário sobre “Lalola: a desesperada tentativa do SBT

  1. creio que não,pois a novela é muito boa….
    minha famíla se diverte com as palhacadas da lalola….
    ela é uma otima atriz,espero que a novela permanesa no ar..
    É uma novela diferente,mais não que dizer que não seja boa,na minha o pinião,
    umas das melhores que o sbt já apresentou,os personagems são ilários amo de paixão essa novela,assisto todos os dias que posso e sempre tento acompanhalá,
    ficarei muito triste se ela sair do ar…pois a novela é muito boa mesmo,e com certeza da show de na telinha!!

    beijos…

    Curtir

Comenta aê!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s