Argentina escolhe o consórcio liderado pela Alstom para construir a primeira linha de altíssima velocidade da América Latina


A Presidente da República Argentina, Cristina Fernàndez Kirchner, anunciou oficialmente em 16 de janeiro de 2008 a concessão – à Alstom e a seus parceiros IECSA, Emepa e Isolux Corsan – do primeiro projeto de conexão de altíssima velocidade da América Latina, ligando as cidades de Buenos Aires, Rosário e Córdoba. Essa adjudicação é um passo decisivo do projeto antes das etapas de finalização e assinatura do contrato, que estão previstas para os próximos meses.
 
A linha, com 710 km de extensão, ligará Buenos Aires e Córdoba em três horas ao invés das 14 horas atuais de viagem. Ela será servida por oito trens double deck (de dois andares) de altíssima velocidade, cada um deles com capacidade para 500 passageiros, operando nove viagens por dia à velocidade de até 320 km/h
 
Esse projeto “turnkey” envolverá a construção da infra-estrutura, incluindo 7 estações e 780 quilômetros de vias, além de eletrificação, sinalização (ERTMS nível 2), fornecimento de material rodante e manutenção. Como líder do consórcio, a Alstom será responsável por todas as tarefas de gestão e engenharia do projeto, assim como pelo fornecimento de material rodante, sinalização, sistemas de comunicação, eletrificação e manutenção. Os trens serão produzidos em fábricas francesas da Alstom e depois montados na unidade da Alstom em La Plata, na província de Buenos Aires. A empresa IECSA ficará encarregada dos trabalhos de construção civil, enquanto as empresas Isolux Corsan e EMEPA participarão da construção de vias com a Alstom
 
“A linha Buenos Aires-Rosário-Córdoba representa o maior projeto ferroviário de altíssima velocidade desde o projeto KTX na Coréia. Ele é um componente essencial no desenvolvimento econômico da Argentina”, enfatiza Philippe Mellier, Presidente da Alstom Transporte.
 
Esse contrato comprova a liderança da Alstom no setor de altíssima velocidade. Desde o lançamento do primeiro TGVä em 1981, a empresa conquistou grandes referências: 70% dos trens em operação por todo o mundo e operando a mais de 300 km/h foram construídos pela Alstom. Eles já cobriram mais de 2,8 bilhões de quilômetros (6.500 vezes a distância entre Terra e Lua), transportaram 1,6 bilhão de passageiros e atingiram dois recordes mundiais de velocidade em ferrovias – 515,3 km/h em 1990 e 574,8 km/h em 2007.
 
Sobre a Alstom Transporte
Com o objetivo de promover a mobilidade sustentável, a Alstom Transporte desenvolve e comercializa a mais completa gama de sistemas, equipamentos e serviços do mercado ferroviário. A empresa tem condições de gerenciar sistemas completos de transporte, incluindo material rodante, sinalização e infra-estrutura, além de oferecer soluções “turnkey”. Com base no resultado líquido de vendas do ano financeiro de 2006-2007, a Alstom Transporte é atualmente líder do mercado global de transporte ferroviário.

Assessoria de imprensa
Philippe Kasse, Stéphane Farhi (Corporativa) – Tel.: +33 1 41 49 29 82 /33 08 – philippe.kasse@chq.alstom.com – stephane.farhi@chq.alstom.com
Cécile Dodat (Transporte) – Tel.: + 33 1 41 66 91 43 –
cecile.dodat@transport.alstom.com

Fonte: Alstom

Comenta aê!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s