Dicas Simples de Responsabilidade Ambiental


A luta para preservar o meio ambiente começa dentro de casa, continua no trabalho, nos acompanha na recreação e nas compras. Grande parte das agressões à natureza e à nossa saúde tem sua raiz no estilo de vida que adotamos. Por isso, pequenas mudanças nos hábitos do dia-a-dia são tão importantes quanto combater aqueles que exploram o planeta de modo insustentável. 
Mais de 130 milhões de computadores pessoais são fabricados por ano no mundo. Imprescindíveis nos dias de hoje e com uma vida útil cada vez menor, a fabricação e descarte de computadores, periféricos e outros equipamentos eletrônicos representam risco à saúde e ao ambiente. Na fabricação de um computador de 24 quilos, por exemplo, são usados 240 quilos de combustíveis fósseis, 22 quilos de produtos químicos, dentre eles alguns tóxicos, além de perigosos metais pesados, como chumbo, bário, cádmio e arsênio que contaminam o meio ambiente e estão relacionados a vários problemas de saúde.
Dicas:

 
· Aumente a vida útil de seu computador fazendo “upgrades”. Se for comprar um computador, tenha a possibilidade de atualizações futuras em mente.

· Pense bem se você realmente precisa de um equipamento novo antes de trocar seu computador, celular, ou qualquer outro eletro-eletrônico.

· Doe ou venda no mercado de usados seus equipamentos antigos.

· Procure usar cartuchos de tinta ou tonner reciclados.

· Avalie se é mesmo necessário imprimir algo. Se for, ajuste a impressora para o uso de tinta mais adequado. Guarde as folhas usadas e use seu verso para anotações.

· Mesmo quando seu computador está adormecido, está extraindo a energia. Dê ao ambiente um descanso desligue seu computador quando não for usar.

Em casa você também pode contribuir com o Meio Ambiente:
· Evite equipamentos à pilha. Uma pilha precisa de muito mais energia para ser fabricada do que fornece. Se houver real necessidade de pilha, prefira as recarregáveis.

· Use a iluminação natural ao máximo e troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, 20W equivalem a 100W da tradicional. Nunca deixe luzes e aparelhos ligados sem necessidade.

· Dê prioridade ao uso de papel reciclado.

Comenta aê!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s