Uma Amélia Diferente


Assista ao triller do filmeO filme “Amelia” será lançado no Brasil só em março, mas já merece comentários nossos aqui no Brasil. Hilary Swank interpreta a aviadora, Amelia Earhart, símbolo da liberdade americana, que tem como parceiro George Putnam (Richard Gere), seu editor e amante, com quem mantém um relacionamento tempestuoso, movido pela ambição, admiração mútua e por um grande amor, cujo vínculo não consegue ser quebrado nem mesmo por um breve romance apaixonado entre Amelia e Gene Vidal (Ewan McGregor).

Pelo que vemos pela sinópse, Amelia Earhart não era nenhuma “amelia” no sentido pejorativo. E mais do que isso, Earhart foi pioneira na aviação dos Estados Unidos, autora e defensora dos direitos das mulheres. Ela foi a primeira mulher a voar sozinha sobre o oceano Atlântico e estabeleceu diversos outros recordes. Escreveu livros sobre suas experiências de vôo e foi essencial na formação de organizações para mulheres que desejavam pilotar.

Pelo que se vê esta é uma “amélia” bem diferente da personagem da música que eternizou o nome como sinónimo da mulher antiga, pré-feminismo. Quem sabe, as mulheres, ao conhecerem sua história e voltem a batizar suas filhas em sua homenagem. Parece ser uma observação fútil, mas tenho certeza que aqui no Brasil o público, durante os 111 minutos do filme, tentará quebrar o paradigma da mulher submissa.

Assista ao triller www.youtube.com/watch?v=ioZCEpRLpxo

Comenta aê!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s