Idéia, criatividade e inovação


A idéia é bem coletivo. Já a criatividade e a inovação são conseqüencias da idéia em ação.

Segundo a segundo, milhares de pessoas tem a mesma idéia interessantíssimas para a humanidade, mas que não vão servir absolutamente para nada se elas não partirem para a ação.

No primeiro segundo elas pensam: “Eureka, eu poderia inventar a cura para o câncer!!!” Mas no segundo seguinte elas são vencidas pela realidade da falta de conhecimento necessário para que as idéias se materializem (“Puxa, eu não sou médico nem cientista para fazer isso!“) ou pela própria falta de vontade, inércia, desejo de agir (“Sim, eu sei como fazer isso, mas… não vou fazer!“).

Somente com ação uma idéia pode evoluir, se materializar. Se há ação, a idéia evolui para a criatividade, que depois, se houver o conhecimento, ela evolui para a inovação.

Resumindo: uma IDÉIA + AÇÃO = criatividade ou inovação.

E qual a diferença entre as duas?

Criatividade é ter idéias para saídas de problemas ou ter idéias para entrar no santuário das artes.

Para ser criativo, basta haver alguma necessidade ou uma inspiração.

Por exemplo: o brasileiro não é inovador, o brasileiro é criativo. Se a necessidade é comer e o brasileiro não tem dinheiro, ele tem a criatividade de fazer malabarismos com laranjas em esquinas para conseguir dinheiro. O povo brasileiro é reconhecido pela sua grande criatividade, mas apesar disso não conseguiu resolver problemas básicos como o analfabetismo, porque falta deter o conhecimento.

Inovar é gerar valor de qualquer tipo a partir da criatividade, a partir de uma idéia original.

Para ser inovar, basta ter boas idéias e o conhecimento para executá-las.

Por exemplo: o Japão não é criativo, o Japão é inovador, porque pega a criatividade dos outros e une ao conhecimento adquirido e gerar valor de qualquer tipo. Para ser inovador é preciso ter acesso à informação e à educação de qualidade.

A criatividade por si só não gera inovação, pois precisa do conhecimento. Aliás, a criatividade não resolve nada sozinha, assim como o conhecimento não resolve nada sem a ação. A criatividade, depois de processada corretamente, vira inovação.

Comenta aê!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s