Os Barbatuques


YouTube – Andando pela África.

Depois de ter escutado uma apresentação dos Barbatuques na TV Cultura, tive o prazer de assistir uma das apresentações do grupo em 2005 em Brasília-DF, no Centro Cultural da Caixa.

O poder inovador dos Barbatuques vai além da simples percussão corporal. Eles recriaram a MPB a partir de uma visão generosa da cultura brasileira e todas as suas tendências, que não tem medo de explorar outras culturas, que tem coragem de explorar o pop, pesquisar na África e flertar com o jazz. Este emaranhado de sabores e sons, estilos e melodias do subconsciente coletivo brasileiro, de humor e a destreza dos músicos, fazem com que o grupo se torne único no cenário musical.

Um legado bem estruturado, onde, a partir dele, muitos outros grupos se inspiraram e continuarão a se inspirar. Isso realmente é revolucionário na música: criar um novo estilo musical. Ainda não sei como chamar o estilo barbatuque de ser, mas com certeza vai além da simples percussão corporal, é um estilo que tira a gente do chão, que leva todo mundo para dançar, para batucar e cantar. Um estilo que incomoda e sacode a poeira e da a volta por cima, porque este é o estilo do brasileiro. Este é o estilo barabatuque.

Comenta aê!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s