Em breve o jornal impresso será como o VHS


É simplesmente uma questão de ciclo de vida dos produtos.

Ciclo de vida dos produtosNa administração de empresas e, mais precisamente, no marketing, estudamos que os produtos e serviços seguem uma curva elíptica de vida, chamada de Ciclo de Vida dos Produtos, onde ele passar por quatro etapas de evolução: Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio.

Ao analisar a notícia da AdNews – FT pode sumir com versão impressa em 5 anos, vemos que esta é uma tendência já profetizada por jornalistas como o Rosental Alves:

“é preciso reconstruir o jornal para a era digital, pois os modelos de negócios atuais já estão obsoletos” Observatório da Impresa

Se nos livrarmos da visão romântica de que “o jornal impresso não pode deixar de existir, devido a sua importância na comunicação”, veremos que é estamos diante de uma tecnologia em pleno declínio. O produto substituto realmente é a Web e os readers como o iPad.

O duro é que ainda encontro com editores, jornalistas e profissionais de mídia impressa totalmente avessos a esta evolução tecnológica ou analfabetos da novas tecnologias. Com certeza esta tendência se transformará em uma realidade cada vez maior.

O custo que estas instituições terão para a mudança de paradigmas de ser muito grande ou as ações tardias para a modernização podem ser praticamente irreversíveis. Todos os veículos impressos devem buscar a evolução e convergência de suas mídias, pois em breve o jornal impresso será como o VHS: uma peça de museu.

Comenta aê!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s