Vendas Exige 3 Coisas Básicas e 1 Essencial


Outro dia um amigo meu me encontrou no MSN e me disse “To precisando e vender, mas este mês está difícil! Para vocês como é que está?”
Nada melhor do que uma boa pergunta para nos fazer parar e refletir sobre o que a gente está fazendo. As vezes a gente inicia um processo de trabalho e com o tempo a gente liga no piloto automático sem fazer grandes reflexões sobre se o processo está se desenvolvendo de forma inteligente.
Antes de responder uma resposta automática para meu amigo eu refleti: “O meu mês de vendas está bom, mas não do jeito que eu quero. Poderia estar melhor, mas no que melhorar?” Então respondi baseado nas 3 exigências para a venda perfeita:
A venda é um processo que exige três coisas básicas e mais uma essencial:
1- Exige tempo: significa que você tem que ter paciência para que o processo da venda se desenvolva até o fechamento.
2- Exige expertise: significa que você tem que ser especializar no que vende, se aprofundar e ter método.
3- Exige dedicação: significa que você terá que investir recursos de todas as ordens para você realizar seus sonhos. Terá que ser organizado para ter um plano e agir dentro dele sistematicamente.
E a cereja do bolo é:
Venda exige TALENTO: significa que você terá facilidade de vender as coisas mais difíceis simplesmente porque você tem o dom para vender!
Vc pode até vender utilizando as 3 exigências, mas se não tiver TALENTO será ser muito mais difícil continuar vendendo e se desenvolvendo como profissional de vendas. E não confunda talento com gostar de vender. Nem sempre o vendedor talentoso é o que gostar de vender.
Nem sempre o talentoso consegue os melhores resultados de venda. As vezes uma vendedor sem talento utilizando apenas a técnica de vendas, preparo, dedicação e paciência terá mais resultado que o talentoso que não se prepara para vender bem. Se você é talento e não está vendendo, reveja seu tempo, dedicação e expertise.
Eu sou um vendedor profissional, tenho talento para vender, sei vender, vendo, mas não gosto de vender. Eu NÃO acordo todos os dias e digo para mim mesmo: “BELEZA, VOU VENDER!” Sei de pessoas que fazem isso, mas não eu! Eu acordo todos os dias e digo “BELEZA VOU GANHAR A MAIOR GRANA HOJE POR QUE EU VOU VENDER MUUUUUUUITO”. Saio correndo para que isso aconteça e isso acontece!
Vendedor que é vendedor mesmo não gosta de vender, gosta é de ganhar muuuuuito dinheiro com as vendas! Vendedor que é vendedor mesmo sabe que só vai ganhar muuuuuuuuuito dinheiro se vender muuuuuuuuuito. E depois que você ganha muito com vendas, você passa a gostar tanto de vender que não consegue mais fazer outro serviço se não vender.
Vendedor que é vendedor mesmo, dificilmente se acostuma com salário fixo. Ele vai querer um fixo sim, mas vai olhar para isso apenas como um incentivo a prosseguir em sua ambição por ganhar dinheiro com as vendas.
Finalmente eu disse ao meu amigo: “Vamos vender, porque somente assim a gente ganha muuuuuito dinheiro pra fazer o q gosta”. Eu por exemplo gosto de viajar com a família, passear, jantar em bons restaurantes, ir no cinema, shows, fazer compras e mais compras… viver a vida!
Então não tem outro jeito: vou vender pra conseguir tudo do bom e do melhor desta vida. Espero que este post tenha te ajudado a refletir sobre o seu trabalho como vendedor.

Comenta aê!

