Por que Goiânia é a cidade mais desigual do Brasil?


Segundo a ONU, GOIÂNIA É A CIDADE MAIS DESIGUAL DO BRASIL. Devo me preocupar com isso?

Goiânia é só um microcosmo da desigualdade no Brasil.

Goiânia é só um microcosmo da desigualdade no Brasil.

Recentemente vi esta notícia e fiquei perplexo, mas hoje consegui analisá-la melhor. Goiânia é um microcosmos do Brasil. Temos na mesma cidade pessoas vivendo numa miséria absoluta e outras com uma renda altíssima. Nem sempre esta convivência é pacífica, o que também é fruto da desigualdade social.

Isso não justifica o fato, apenas explica. Não podemos achar normal ou que é isso mesmo, que é tudo culpa do “sistema”. O que precisamos é de uma política social que promova pela distribuição de renda, para que o país continue a se desenvolver economicamente e socialmente. Afinal, parafraseando o Palácio do Planalto, um país rico é país sem pobreza.

 

2 comentários sobre “Por que Goiânia é a cidade mais desigual do Brasil?

  1. A desigualdade é exemplificada em dois bons fatos: a capital com o maior número de condomínios fechados e cuja política habitacional escondeu as “favelas” das estatísticas e os miseráveis hoje tem receberam casa do governo, mas ainda não tem o que o comer (moro em Goiânia). Sem falar na desigualdade a acesso à cultura e lazer (a tão famosa arborização de Goiânia é dominante nas regiões nobres, para os pobres, asfalto!).

    A desigualdade se reflete muito no estilo de vida goianiense de total falta de compromisso com o desenvolvimento da cidade e com seus problemas, já que é mais fácil se esconder num condomínio fechado. Saindo dele de carro (Goiânia tem a 1.3 milhões de habitantes e mais de 1 milhão de carros) e fechando a janela pra o que não se quer ver. Simples e duradouro assim.

    Curtir

Comenta aê!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s