Se o diabo é o pai do Rock, então ele também é o pai dos hinos nas igrejas. Veja o porquê.


Quem acredita que o diabo é o pai do rock, é mínimo um desinformado que não sabe a origem da música cristã, que tem a mesma origem “satânica”.

O diabo é o pai do rock

Outro dia eu li o polêmico post do Pr. Márcio de SouzaO diabo é o pai do rock? | Blog do Pastor Márcio de Souza e fiquei morrendo de rir com os comentários dos teólogos de plantão. Infelizmente, ao tentar dar o meu quinhão de idéias, o envio do comentário travou. Felizmente, me animei a reescrever o comentário de forma mais espirituosa. Vamos lá:

O pai do Rock é o Blues, que por sua vez é filho pródigo do estilo cristão Black Spiritual: estilo musical executado inicialmente por escravos negros nos EUA, que foram convertidos ao cristianismo protestante de seus “donos”. O Spiritual é caracterizado por movimentos rítmicos com as mãos e corpo, então imagina o escândalo comparado a liturgia das igrejas dos branquelos.

O Spiritual é filho cristão da “Mama África”, que por sua vez não era nada cristã. Mama fazia o diabo a quatro com suas músicas muitos loucas em seus ritos de feitiçaria e animismo. Por culpa da escravidão, os irmãos de Mama foram exportados para todo o mundo. No Brasil eles trouxeram seus deuses e fizeram um samba do criolo doido com a música portuguesa… mas ai já é outra história para outro post com muita feijoada e acarajé.

Se fizermos uma análise “genealógica” preconceituosa e jocosa do rock, veremos que o problema dele não estava com seu pai, mas com sua bisavó. Sim, a bisavó do rock é a diaba, digo, o diabo.

Mas que diabos de afirmação preconceituosa que é essa? Mama e seus irmãos são responsáveis por contribuições culturais valiosíssimas ao mundo. O legado deles é tão importante quanto o legado helenístico. Ora, os gregos, que adoravam os deuses do Olímpo e para eles cantavam em seus templos, inventaram os padrões moldais gregos para a música, com suas 7 notas dó, ré, mi, fa, sol, lá e si.

As suas músicas ritualísticas gregas influenciaram não só a Civilização Greco Romana, mas toda a música ocidental, inclusive toda a música sacra cristã cantada como os hinos nas igrejas cristãs. E como é bom escutar um canto gregoriano ou um Bach!

Se o diabo é o pai do rock, então ele também é o pai dos hinos cantados nas igrejas cristãs. Ou será que o diabo é tio dos hinos, porque ele também tinha família lá na África… e… Ah, agora estou vendo que isso tudo não passa de racismo, não é? Se a origem da música é de branquelos pagãos pode então som na caixa, mas se é feito pelos “mano” africanos é do diabo.

Note que no primeiro parágrafo deste post, eu afirmei que a origem da música cristã é satânica, mas foi só para realmente chamar a atenção para artigo. A explicação está nos últimos três parágrafos. Tudo não passa de preconceito e racismo. Existe apenas música boa e música ruim, que pode ser usada de forma ritualística ou secular.

E qual seria o problema se o meu pai fosse um assassino? Isso me transformará em um assassino em potencial? E se eu fosse bisneto de Adolf Hitler, isso me tronaria num nazista matador de judeus ou os meus genes perpetuariam o mal? Devo ser julgado pelo erros de quem me antecedeu ou devo ser julgado pelos meus próprio atos?

As coisas tem diferentes origens: más e boas. O que faz a diferença não é a origem, mas o fim delas ou seja o que eu farei com elas. A água mineral que você toma hoje, ontem pode ter sido um esgoto fétido que foi tratado. Tudo se transforma para melhor ou pior. O mesmo carro que te leva para onde quiser, pode ser usado como arma para matar alguém atropelado. Tudo depende da escolha de uso. Pela ação do uso das coisas você deve ser julgado.

Finalmente, voltando para o rock, ele é apenas uma coisa que pode ser usada de várias maneiras, para o bem ou para o mal, como tudo nesta vida. Rock não tem nada a ver com religião e, felizmente, nunca terá.

Dou apenas um conselho: ouça rock no volume máximo! Heah, rock in roll, baby!

9 comentários sobre “Se o diabo é o pai do Rock, então ele também é o pai dos hinos nas igrejas. Veja o porquê.

  1. Quê que é isso?
    O cara escreve bonito demais da conta, siô!
    “Alumiô o caminho dos que num intendia direito a questã”… roquenrou!

    Parabéns pelo belo artigo Wesley.

    Curtir

  2. Valeu Betão!

    Essa discussão é mais velha que as unhas do Zé do Caixão! Cansei. Agora se me falarem que o rock é do diabão eu vou confirmar e dizer que os hinos também. hehehe E aumenta que isso aê é roquemrou!

    Wes

    Curtir

  3. interessante esse post de tudo que eu tava vendo sobreo rock e religião esse foi bem esclarecedor(enãomeentupiude ameças do tipo “ouça rock e ganhe uma passagem pro inferno”)

    Curtir

    1. Valeu, Rafael!

      Tem uma frase que anda circulando pelo Facebook que diz: “Quem diz que o diabo é o pai do rock, não sabe o inferno que é escutar sertanejo, pagode e funk carioca.” Inferno não é um lugar para onde as pessoas vão, mas o lugar de onde as pessoas saem depois de se encontrarem com a maravilhosa pessoa de Jesus o filho de Deus. Então, som na caixa com boa música. \m/

      Curtir

  4. dizem que no rock encontram se ocultismos,satanismos,sexo e etc.e classificado e generalizado como a musica do diabo.meu avo ja dizia isso quando eu tinha uns 12,13 anos e eu achava q era conversa de velho.mas com o tempo fui vendo q algumas bandas eram realmente td isso.mas,eu tmb vi que muitos eram romanticos ou falavam apenas sobre coisas da vida.percebi q as pessoas q curtiam iron maiden nao eram as mesmas q curtiam bon jovi.ou seja,e td muito relativo.e como o fogo e a agua.depende de como vc os usa.o fogo pode matar,mas tmb pode aquecer o corpo e preparar alimentos.do mesmo modo a agua.e que acha q o diabo esta presente so no rock esta totalmente enganado.ele esta presente em todos os estilos.ou por acaso o adulterio,a traiçao,o abandono,o sexo livre,o desejo de suicidio,vontade de beber,mentira,luxuria,ocultismo abordados nas outras musicas nao sao coisa do diabo?so pq sao outro estilos?como as pessoas estao cegas,meu marido infelizmente e um desses cegos.mas Jesus esta cuidando de nos todos e pode acreditaro mal nao sao os estilos musicais,mas sim o mau q as pessoas ou o diabo nele introduzem.vamos ouvir um som de qualidade e sermos felizes nao importa o estilo.

    Curtir

  5. SIM TABEM ACHO QUE O DIABO É O PAI DO ROCK, DO SANBA, PAGODE, ACHÉ….ETC,ETC, E….DA MUSICA GOSPEL POS É DENTRO DA IGREJA QUE SUA PALAVRA SE PROLIFERA COM MAIS FORÇA!

    Curtir

  6. valew , cara ja tava. cansado de ouvir rock é do diabo , rock e satanico e tall’s mas ate minha mae tava me falando q rock era do.diabo e talls , uns amigos q eu tinha sairam de mim falando q eu ia pro inferno , mais agr colei esse texto no celular , e quandoo me falarem isso eu vou mostrar a ele valw , wesley

    Curtir

Comenta aê!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s