Foursquare: Aposte neste serviço em 2012, tanto para você, quanto para seu negócio


Você sabe o que é o Foursquare? Sabe para que ele serve? Leia este Estudo de Cenário e entenda um pouco mais.

Geolocalização, recomendação, mobilidade, multi plataforma, conexão para redes sociais, Social Commerce, Interação entre on e off. Das 10 maiores tendências da Tecnologia da Informação e Comunicação, o Foursquare, cumpre 7 itens.

Numa análise das Dez Tendências de TIC (se quiser saber todas as 10 tendências, veja esse “power point” que eu criei)

Não sou especialista em Foursquare. Apenas usuário. Mas como profissional de TIC e sempre antenado nas tendências corporativas, tendencias de mercado e de consumo na área, resolvi escrever minhas observações sobre esta interessante ferramenta.

Veja abaixo o mapa que o Foursquare criou com as localizações dos meus contatos. Apesar de ser uma pequena rede de contatos, cada ícone mostra a dimensão da proposta da ferramenta.

Mapa dos meu contatos

Depois de recomendar, julgando-me também no direito de criticar o Foursquare, pois ele poderia ser bem mais simples e intuitivo em sua interface Web. Eu só fui ver algum sentido melhor, depois que eu instalei o app para iPhone e sai fazendo check-in. Neste sentido, o Foursquare é uma ferramenta que está limitada aos usuários de smartphone que com seu 3G e GPS compartilham suas experiências urbanas de geolocalização.

É por isso que afirmo que vale a pena conhecer mais o Foursquare e entender seu funcionamento. Como consumidor, a ferramenta é excelente, pois me dá a oportunidade de ler as avaliações de outros consumidores sobre estabelecimentos, produtos e serviços.

Agora, se você é dono de comércio, ou de algum estabelecimento que precisa ser estimulado a Experiência On Off, fale com seu consultor sobre as possibilidades da inclusão do Foursquare em seu Plano de Mídia para 2012.

Hoje o número de pessoas pode ser pequeno, mas com a expansão dos smartphones, tablets e da popularização da banda larga, a tendência é termos uma enxurrada de pessoas consultando e avaliando lugares e serviços. É preciso ter visão de que estamos falando de uma realidade existente e não de algo que ainda existirá.

Neste último sentido, as empresa vão precisar de controlar melhor ferramentas como o Twitter, Facebook e o Foursquare, pois são milhares de consumidores podem estar fazendo boas avaliações ou má avaliações. No mínimo é preciso ficar atento desde já.

Anúncios

Comenta aê!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s