Você é Rei, Guerreiro, Mago ou Amante? Faça o Mapeamento dos Quatro Tipos Organizacionais.


 

Mapeamento dos Quatro Tipos, não é só um exercício pessoal, mas de gestão.

“Como deixar minhas equipes de trabalho mais felizes e eficientes?”, essa é a pergunta que todo gestor faz a si mesmo e a resposta pode está aqui: mapeando os Quarto Arquétipos Organizacionais. Eu utilizei o formulário do consultor e escritor Gustavo Boog para entender a forma como trabalho e a forma como meus colegas interagem comigo e uns com os outros.

Em todas as organizações que já passei, sempre me deparei com estes arquétipos intuitivamente, mas hoje sei identifica-los claramente e agora sei que preciso dos outros tipos dentro de minha equipe de trabalho, para que ela tenha visão, garra, organização e clima organizacional agradavel.

3 comentários sobre “Você é Rei, Guerreiro, Mago ou Amante? Faça o Mapeamento dos Quatro Tipos Organizacionais.

  1. Este artigo tem por objetivo identificar a percepção de gestores da área de Tecnologia da Informação (TI) acerca da adoção de práticas de governança de TI em suas organizações, bem como os resultados obtidos dessa adoção. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada por meio de entrevistas com 44 profissionais da área de TI, sendo 11 os maiores responsáveis pela área de TI (CIO) em suas organi­zações e 33 outros gerentes de nível médio. Os respondentes representam organizações de médio e grande porte do Estado do Rio Grande do Sul de relevante participação no cenário econômico gaúcho. O instrumento de pesquisa utilizado foi desenvolvido por Weill e Ross (2004) e avalia a importância e o desempenho da Governança de TI, bem como os responsáveis pelas decisões de TI. Os resultados deste estudo mostram que a Governança de TI é um tema importante para as organizações, mas a sua influência nas medidas de sucesso dos negócios não acompanha o nível de importância a ela atribuído. No que se refere à tomada de decisão na área de TI, predominam nas organizações os arquétipos de Governança de TI caracterizados como Monarquia de TI, em que as decisões se concentram nos executivos de maior poder. Os resultados permitiram ainda perceber que os CIOs são mais críticos com relação ao desempenho da governança da TI do que os demais respondentes.

    Curtir

  2. Ronaldo A. • Realmente Aaron, a pergunta é muito boa. A resposta dependerá do que usamos para balizar nossas atitudes. Nossos valores (pessoais, religiosos, éticos, sociais etc.) , nossa ambição, nosso objetivo de carreira, e tantos outros. Fato é que se os valores existirem, forem a base de nossas escolhas e tomarmos atitudes que os contrariem, das duas uma: eles não estão bem estabelecidos e precisam ser redefinidos/ajustados ou gastaremos muita energia psicológica administrando os conflitos interiores que se instaurarão, seguidos de sintomas clássicos: manchas na pele, dores de cabeça, gastrites, insonias e, em casos extremos, úlceras e até cancer. O ideal é termos nosso norte bem definido, alinhado a nossos valores e conduzir as questões na direção deste norte fazendo escolhas que, mesmo que aparentemente não nos causem transtornos, mas a médio e longo prazo eles, sem dúvida alguma, aparecerão.

    Curtir

Comenta aê!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s