Qual a melhor idade para empreender? Quando se é jovem ou depois de ter mais experiência de mercado?


Sou fã da vida e da história do maior empreendedor do Brasil: o Viconde de Mauá, o primeiro grande capitalista brasileiro, que, entre tantos outros grandes feitos, está a construção da primeira estrada de ferro brasileira,  exploração do Rio Amazonas para rotas de navegação com barcos a vapor, cabo submarino telegráfico entre a América do Sul e a Europa, etc. Mauá estava para sua época como Eike Batista nos dias de hoje como o homem mais rico do Brasil.

Segundo pesquisa do Sebrae, o Brasil é um dos países mais empreendedores do G-20, com 21 milhões de empreendedores (17,5% da população). Ou seja, se você colocar numa sala 11 brasileiros, 2 serão donos de seus próprios negócios. Certamente, se o Visconde fosse vivo nos dias de hoje, ficaria muito orgulhoso não apenas pelo Eike, mas pelos 21 milhões que seguem gerando empregos e construindo este país.

Pessoalmente, a primeira que eu empreendi foi com a Ictus Provedora de Conteúdo e Presença, em Goiânia, em 1997. Na época não tinha a menor idéia de como era fazer uma empresa dar lucro. Era um bom negócio, com o gestor errado: eu. Era inexperiente e sem bagagem de conhecimento adequado. Foi então que vi que era preciso me preparar para então voltar a empreender. Assim, fiz o curso Administração de Empresas, trabalhei em Brasília na agência de publicidade ADD e fiquei 4,5 anos como gestor comercial da SoftHost Internet Data Center.

Geração X trabalhando com a Geração Y

Caio e Wesley: na startup Ápice TIC, as geração X e Y trabalham juntas, unindo a ousadia com a experiência.

Muitos acham que só jovens devem montar startups de TI, mas sou prova de que para empreender no mundo digital não basta apenas ter conhecimento e ser especialista. Tem que ter maturidade. É muito bom ter experiência de mercado, ser uma pessoa “vivida”, com mais malícia. No geral, o jovem empreendedor é muito apaixonado por suas idéias e isso faz com que ele idealize uma realidade que não existe. Já o empreendedor experiente, também é apaixonado por suas idéias, mas a sua bagagem de conhecimento o impede de tomar decisões precipitadas.

Engana-se que pensa que o empreendedor mais experiente é menos ousado. Ele apenas sabe que talvez não terá 1 ou até 3 décadas a mais do que o empreendedor de primeira viagem. Ele não tem margem para erro. É como tentar furar a veia de um braço com a agulha de doação de sangue. A agulha é tão grossa que você não pode errar, pois você não tem uma segunda chance. Você precisa acertar o furo da veia de primeira. Já o empreendedor mais jovem pode se dar ao luxo de ser mais do que ousado, ou seja, afoito, pois ele sabe que no final ele terá tempo para errar novamente. É como se ele utilizasse de uma agulha bem fina. Se errar a veia, ele pode furar outras vezes.

Finalmente, voltando a pergunta tema deste meu artigo: Qual a melhor idade para empreender? Quando se é jovem ou quando se tem mais experiência? Todos os dois perfis são saudáveis e certos para se empreender. Não há idade para ser empreendedor. O que vale é criar um mercado e se especializar nele. Você pode ter 15 anos e trabalhar no seu negócio mais uns 75 anos ou 90 anos trabalhar no seu negócio mais uns 15 anos. Aliás, empreender rejuvenesce.

Através da startup Ápice TIC é a segunda vez que eu empreendo e eu me sinto como se tivesse novamente 24 anos. Eu me associei a outros empreendedores talentosos, jovens e inexperientes. Assim, somado os nossos talentos, agilidade deles e experiência minha e de outros, creio que estamos fundindo o melhor dos dois mundos para alcançarmos os mesmos objetivo: empreender sendo criativos e competitivos, para termos sucesso, ganhar dinheiro e se nos realizarmos. O tempo vai contar se esta associação dá certo ou não.

Comenta aê!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s