Os perigos da Internet para Crianças e Adolescentes


dangersEm junho de 13 fui entrevistado no programa Mesa dos Notáveis na Vinha FM (1) sobre Internet e Negócios. Em determinado momento do programa, sai do assunto e dei minha opinião sobre os riscos do mau uso das redes sociais e lancei o alerta que tenho feito à pais quanto aos perigos do uso da Internet e equipamentos eletrônicos, à segurança e à formação de crianças e adolescentes.

Após a entrevista, foi incrível ver o número de pais aflitos me procurando. Um diretora de escola me procurou e pediu para fazer uma reunião com pais de alunos que estão sendo assediados por molestadores na Internet. Inclusive, alguns pais passaram a me seguir no Twitter, Facebook ou mesmo me ligaram (2) pedindo orientação de como orientar seus filhos quanto ao uso da Internet, equipamentos eletrônicos com Internet e redes sociais.

Como profissional de Internet, que estuda o comportamento humano em meios eletrônico, já tenho um bom material sobre o assunto. Obviamente o foco é o marketing eletrônico e o auxilio a empresas que querem vender ou se relacionar com seu público-alvo(3). Porém, devido ao aumento de crianças na Internet, comecei a preparar novos estudos sobre o assunto(4). Após pesquisas feitas ano passado e neste ano, descobri que existe um movimento crescente de pedófilo da Deep Web utilizando fotos do Facebook e do Instagram para mapear crianças em Goiás, principalmente Goiânia. O estudo não será divulgado à público, mas já coloquei a disposição da PF.

Portanto, o alerta que eu faço é contra o uso inadvertido de ambientes online por crianças, sem o devido acompanhamento de pais e responsáveis. Perfis falsos de crianças são criados todos os dias em rede sociais com um único objetivo: assediar crianças e adolescentes em chats.

Muitas vezes as próprias foto que tiramos e compartilhamos nas redes sociais muitas vezes comprometem a nossa segurança. Alguns mostram o uniforme escolar, a escola de balé, de futebol, a igreja freqüentada. E há alguns equipamentos que trazem informações de geolocalização (5). São pistas deixadas que ajudam o criminoso se aproximar de suas vítimas. Muitas vezes o criminoso usa a própria configuração do perfil de seus filhos e filhas para monitorar suas vítimas.

Mas como se proteger dos “predadores sexuais”(6)? Recentemente Hollywood lançou o filme “Trust” (Confiar)(7), que pode ser visto online pelo link abaixo. O filme mostra como uma adolescente foi abusada sexualmente por um homem que ela achava que era um adolescente. Os dois se conheceram e conversavam via chat até marcarem um encontro. Alguns acham exagerado os cuidados que podem levar a paranóia, mas pessoas má intencionadas sempre estão a um passo a frente e se beneficiam dos descuidos e da superexposição de incautos.

A minha intenção com este post não é esgotar o assunto, muito menos gerar uma paranóia reacionária. Meu comprometimento é introduzir a importância do uso da Internet por crianças e adolescentes de forma saudável e segura. Quero discutir com pais, professores, profissionais de Internet e terapeutas. Encontro-me na condição de pai de adolescentes e profissional de Internet que pode auxiliar nas questões técnicas e pesquisas aprofundadas sobre a Internet e o comportamento online.

O Grupo “Internet e Crianças”(8) Junto com outras iniciativas com a fan page “Criança Não É Brinquedo”(9), entre outras, pretendem divulgar informações e devem ser usadas como armas na luta contra a pedofilia, exploração sexual e cyber-bulling. Afinal, a sociedade atual está cada vez mais interligada pela comunicação eletrônica e, já que é um erro condenarmos ao confinamento eletrônico nossos filhos, é um erro maior ainda não entendermos como tudo funciona, participando com eles para educá-los e protege-los.

(1) http://vinhafm.com
(2) (062) 9944-1757
(3) https://wporfirio.wordpress.com/curriculo
(4) http://bit.ly/16k2SJi
(5) http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=fotos-digitais-geolocalizacao-criancas-risco&id=7433
(6) http://amigosaoresgate.blogspot.com.br/2012/07/redes-sociais-como-proteger-seus-filhos.html
(7) http://youtu.be/eVP_EiI4Lo8
(8) https://www.facebook.com/groups/internetecriancas
(9) https://www.facebook.com/crianca.nao.e.brinquedo

Comenta aê!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s