O LiveAlive nos Radicais Livres 2013


IMG_5333

Veja como foi o trabalho de transmissão ao vivo da Conferência Radicais Livres 2013

A tecnologia do LiveAlive foi utilizada para a transmissão dos vídeos da conferência Radicais Livres 2013, nos dias 6 e 7 de setembro, no Estádio Serra Dourada. Mais de 100 mil pessoas participaram desta que é um dos maiores eventos religiosos da América Latina.

Através do Canal Radicais Livres http://www.livealive.com.br/rl, você acessará todas as ministrações das Palavras, assistirá a todos os shows de 2009 à 2013. Uma boa parte deste conteúdo está disponível gratuitamente e outra apenas para assinantes premium. A assinatura custa apenas R$ 25,00 e é válida até o próximo Radicais Livres 2014.

Durante o evento foram vendidos milhares de cartões de acesso ao canal por R$ 25,00. Veja abaixo:

Tensão e Nervosismo, sem ansiedade

Conseguir trabalhar num evento deste porte não é para qualquer profissional. Foram necessários 3 meses de preparação, sendo que o LiveAlive ainda é uma startup digital, ou seja, ainda não é uma empresa comercialmente constituída. A medida do tempo que desenvolvíamos o Canal Radicais Livres, a idéia inicial era também criar o MVP (minimally viable product ou mínimo produto viável) do LAC (o software LiveAliveConference), mas não foi isso que aconteceu.

A estratégia de MPV, usada para testes quantitativos e rápidos do mercado de um produto digital de startups, era o que queríamos fazer com os Radicais Livre. Porém, vimos que a necessidade do cliente era muito maior que o LAC proporcionaria. Tínhamos uma realidade, mas precisávamos adequa-la a demanda:

Oferta do LAC: Um canal corporativo com aplicativos de transmissão de vídeos ao vivo (live streaming) e vídeos gravados on demand (VOD), integrados a futura rede social LiveAlive e a LA Store (de venda e locação de vídeos).

Realidade do Radicais Livres: Um canal com 2 aplicativos transmissões live streaming simultâneas (1 gratuito e 1 pago com 5 transmissões pagas), com 2 aplicativos de VOD (1 gratuito e 1 pago) e 2 aplicativos de fotos (1 gratuito e 1 pago), integrados a rede social LiveAlive e a LA Store, mas tendo sua comercialização independente pelo PagSeguro do cliente.

Além disso, o cliente fez outra exigência: a criação de uma aplicativo de assinatura através cartões com tokens. Esta idéia veio dos líderes da Igreja Videira que haviam visto em funcionamento nos EUA. Pelo http://allaccess.268generation.com os usuários obtém acesso a todo o conteúdo VOD do congresso. Para isso, basta o usuário comprar durante o congresso o cartão com o token e ativar pelo site.

Isso forçou nossa equipe a criar a nossa própria API (application programming interface ou interface de programação de aplicativos) para que o LAC se torna-se um SaaS (software as a service ou software como serviço) independente. Criamos assim a Vethia API, que agora é a API do LiveAlive e também poderá ser a API utilizada por inúmeros desenvolvedores para o desenvolvimento de outros aplicativos.

Entre demissões e contratações, as nossa deadlines estavam cada vez mais apertadas de tempo e as taks cada vez mais numerosas. Conseguimos entregar o Canal funcionando com um mês de antecedência e corremos para continuar debugando (tirando os bugs) o sistema.

Mesmo passando o Vethia e o LiveAlive para um cloud server exclusivo e tendo feito todos os testes de over access, no dia do evento, tivemos uma queda e a transmissão precisou ser feita pelo site do cliente em http://www.radicaislivres.com, mas no dia seguinte conseguimos identificar o problema e a transmissão foi feita do início ao fim.

A lição fica para quem vai empreender: não basta ter capacidade, tem que ter coragem e organização. Além, disso, é preciso colocar todas a ansiedade em Deus, pois somente assim eu posso afirmar que para este projeto passei por momentos de muita tensão e nervorsismo, mas não de ansiedade, pois sabia que era o Senhor Deus que estava no controle de tudo e não me teria levado para este projeto para a minha humilhação e ruína, mas para ser uma bênção na minha vida e de todos os meus companheiros.

Comenta aê!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s