Dos HD’s aos Chromebooks: Uma breve reflexão sobre a Cloud Computing


O Google lançou o Chromebook: um laptop que usa a cloud computing para o armazenamento, ao invés do armazenamento em um HD ou em memória SSD.

chromebook

O Chromebook é um PC (computador pessoal) executando o Google Chrome OS. Este dispositivo pertence a uma classe distinta dos computadores pessoais ficando entre um thin client e um laptop convencional.

Pode parecer exagero, mas é isso o que o futuro nos reserva. O armazenamento de todos os dados não estarão fisicamente nos devices, mas espalhados em milhares Internet Data Centers que virtualizaram bilhões de servidores para criar a nuvem computacional.

Como no futuro a Internet será tão abundante quanto a energia elétrica e tão rápida e estável para rodar aplicativos e arquivos como se estivessem num HD local, os computadores só precisarão rodar o sistema operacional e o resto estará tudo nas nuvens.

Agora, o que significa a cloud computing na prática?

Analise a imagem abaixo e depois analise as 4 situações abaixo. Veja em qual delas você se encaixa:

HD nas nuvens

“Na foto você vê um HD prestes a voar sobre as nuvens. Mais de meio século depois, os HD’s viraram nuvens.” Wesley Porfírio

1ª Situação: Ai Que Burro!

Fui fazer um back-up para formatar minha máquina utilizando um pen drive de 16GB, mas no meio do processo o Windows travou e perdi todas as fotos que achei que tinham ficado no pen drive.

2ª Situação: Pode Morrer!

Uma amiga terminava um trabalho de conclusão de curso e uma descarga elétrica queimou o HD. Os back-up estavam no próprio HD e ela perdeu tudo, inclusive o juízo.

3ª Situação: Sobreviveu, pra que? Se Mata!

Num assalto, outro amigo ficou sem o laptop com todas as informações dos seus clientes. Eu disse a ele “Calma, use o back-up!”. Mas o incalto não sincronizava o banco de dados a um ano.

4ª Situação: Pode roubar, otário!

Eu ainda não possuo o Chromebook, mas no meu MacBook não há praticamente nenhum dado importante que não esteja “nas nuvens”, pois eu utilizo o Google Drive, Dropbox, 4Share, CloudApp, Droprl, Evernote, SkyDrive, Apple iCloud, todos os emails em servidor IMAP e ainda faço back-up sincronizado pelo TimeCapsule e em um HD Externo de 2 GB. Se aparecer um ladrãozinho me apontando uma arma vou entregar meu Mac e torcer para ele não me dar um tiro, pois a minha vida não tem backup, só update para a cloud computing celestial.

Um comentário sobre “Dos HD’s aos Chromebooks: Uma breve reflexão sobre a Cloud Computing

  1. Muito bom, Wesley. tenho um estilo de escrever parecido com o seu (com um pouco de humor negro). Pena que nunca postei nenhum texto na net…
    Muito boas as suas dicas, só acho que tem que fazer uma correção quando disse que usa um HD Externo de 2 GB (não seriam 2TB??)
    Abraços e até mais!!
    Gabriel

    Curtir

Comenta aê!

