Como se livrar de malware “INTERNET DINHEIRO” no Facebook


Até agora o Facebook é um sistema seguro e não há relatos de que alguém tenha usado os servidores do próprio Facebook para disseminar algum vírus. Contudo, há pessoas má intencionadas que podem explorar outros caminhos para usar o seu perfil no Facebook. Um dos caminhos mais utilizados pelos fraudadores é a instalação de malwares (extensões ou plugins para navegadores maliciosos). Vou mostrar neste post uma dessas pragas no Facebook e como se livrar dela.

Uma dessas pragas no Facebook é o “Internet Dinheiro” está pegando muitos amigos, então resolvi esclarecer. Primeiro, o “Internet Dinheiro” pode ser um spam do curso “Internet Dinheiro” de um tal de Guilherme Silva. Para saber mais sobre esse tal curso, acesse esse blog que é de uma pessoa que já fez uma análise crítica se o “Internet Dinheiro” é um golpe, vírus, fraude ou um simples curso. Segundo, a praga “Internet Dinheiro” pode não ser do tal Guilherme Silva, mas de alguém que está usando essa marca.

1º passo: Proteja sua Timeline?

Para o uso seguro do Facebook é você configurar corretamente a sua Timeline (Linha do Tempo). Para isso acesse: https://www.facebook.com/settings?tab=timeline ou use o seguinte caminho:

  1. http://www.facebook.com
  2. Configurações de Privacidade
  3. Linha do tempo e marcação de marcações
  4. Na pergunta “Quem pode adicionar conteúdo à minha linha do tempo?”, clique na pergunta “Analisar publicações nas quais amigos marcam você antes de serem exibidas na sua linha do tempo?”
  5. Leia o texto para entender como funciona a análise manual de marcações.
  6. Ative a opção “Ativada”

Fazendo isso você já se protegeu para ninguém publique nada em sua timeline sem a sua aprovação.

2º passo: Analise bem antes de clicar

Com a opção para “análise da linha de tempo” ativada, você está acessando o seu Facebook e de repente aparece um aviso igual ao aviso abaixo de que algum amigo lhe marcou em um post e que  Facebook e que você deve acessar para publicar ou não em sua linha de tempo:

Captura de tela 2013-12-09 15.09.40

Ao clicar você vê que é um aviso estranho do tipo “Ganhe Dinheiro”… “Vídeo Incrível”… “Oportunidade Google”… Tome cuidado e não clique ainda em nada! Analise com cuidado o post. Veja na imagem abaixo:

Captura de tela 2013-12-09 15.11.59

Se aparecer um endereço assim: https://dl.dropboxusercontent.com/… significa que o endereço está direcionado para um armazenador online chamado Dropbox.

Mas existem outros armazenadores online como o SkyDrive, 4Sync, GoogleDrive entre outros. Esses serviços são muito útis, mas podem ser usados para instalar malwares no formato de plugins no seu navegador (Chrome, Firefox, IE, Safari, etc) sem que você saiba. Uma vez instalado, esse malware passa a usar o seu Facebook, criando posts e marcando seus amigos. Com isso, a praga virtual não para e continua disseminando esse spam no Facebook.

O risco verdadeiro com esse malware baseado no plugin de navegador é que essas extensões podem acessar e executar facilmente código remoto e monitorar as páginas que você visita, juntamente com o conteúdo desses sites. Pelo visto, esse plugin ainda não faz isso… ainda. Verifique todos os plugins instalados no seu navegador.

Ai eu vocês perguntam: Mas o que o idiota que fez esse plugin ganha fazendo isso? Provavelmente ele deve usar suas informações públicas como telefone e email para ficar mandando SMS e spam por email ou mesmo deve enviar spams. Para mim, isso estratégia de gente gananciosa tentando enganar incautos.

Ao analisar o post e ver que é uma dessas pragas, click no botão “Ocultar”.

3º passo: Denuncie ao Facebook!

Depois de ocultar o post, é ora de você denunciar para o Facebook. Click em “Denunciar/remover marcação”.

Captura de tela 2013-12-09 15.12.52

Aparecerá o seguinte quadro:

Captura de tela 2013-12-09 15.13.14

Marque a opção “Spam ou fraude” e no botão “Continuar”.

Captura de tela 2013-12-09 15.13.32

Aparecerá o seguinte quadro do Facebook lhe agradecendo.

Captura de tela 2013-12-09 15.13.54

4º passo: Avise ao seu amigo

O aviso ao seu amigo se dá em dois momentos. Primeiro: usando o próprio Facebook. Depois, mandando instruções de como ele pode desistalar o plugin malicioso de seu navegador. Então vamos lá:

Clique novamente no aviso da marcação do seu nome no post:

Captura de tela 2013-12-09 15.09.40

Agora passe o mouse por cima do post até achar o “X” para fechar o post, para você ver a seguinte mensagem:

Captura de tela 2013-12-09 18.45.06

Clique no “X” e aparecerá o seguinte quadro:

Captura de tela 2013-12-09 18.47.19

Clique em “Denuncia” para denunciar para seu amigo. Aparecerá o seguinte quadro:

Captura de tela 2013-12-09 15.13.14

Escolha a opção “Eu quero remover essa marcação”. Aparecerá o seguinte quadro:

Captura de tela 2013-12-09 15.29.40

Escolha a opção “Peça a [nome do seu amigo(a)] para remover a publicação” e aperte o botão “Continuar”. Aparecerá o seguinte quadro:

Captura de tela 2013-12-09 15.30.05

Mande uma mensagem para o seu amigo ou amiga mais ou menos assim:

“Infelizmente você foi vítima de uma fraude no Facebook. Você precisa avisar para todos os seus amigos no Facebook. Diga para eles não clivarem link do post “Oportunidade: Google para R$ 160 por hora para trabalhar em Casa!”. Provavelmente você clicou e um plugin malicioso foi instalado no seu navegador. Apagar a extensão deve ser o bastante para limpar o seu navegador do malware. Aproveite e acesse http://wp.me/pldIO-rz para saber como proteger seu Facebook contra outros plugins maliciosos como esse.”

5º passo: Analise seus plugins do navegador e remova os suspeitos

Se você não instalou ou não lembra para que serve, é melhor desinstalar todos os plugins de seu navegador. Muitos são verdadeiras portas apertas para fraudes e acesso remotos a sua navegação.

Outras dicas de segurança para o Facebook

Quer mais dicas de como melhorar a segurança do seu Facebook? Então acesse http://wp.me/pldIO-pM e leia este outro post que escrevi sobre como não detonar sua imagem pública no Facebook.

3 comentários sobre “Como se livrar de malware “INTERNET DINHEIRO” no Facebook

Comenta aê!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s