Como a SoftHost cresceu em 5 anos com seu Plano de Expansão Comercial


Veja como a SoftHost Internet Data Center saiu de 256 clientes em 2007 e passou para 6.000 clientes em apenas 4 anos.

softhost

Em 2007, a SoftHost fez uma pesquisa de mercado quali-quantitativa para validar o seu Plano de Negócio. Foram entrevistadas 108 empresas que utilizavam hosting e streaming.

O resultado é que 75% delas estavam insatisfeitas com o atendimento prestado pelas prestadoras de hosting e streaming, sendo que 85% apontou o fato de não serem atendidas por técnicos e sim por secretárias ou por outras pessoas que não tinham o poder de resolver o problema. Finalmente 90% queriam mudar a hospedagem de seus sites por causa do mal atendimento.

Foi assim que a pesquisa validou todo o trabalho de Planejamento Estratégico para, entre outras coisas, cumprir o Objetivo Estratégico de Expansão Comercial do Planejamento Estratégico da SoftHost para os próximos 5 anos (2008 à 2012).

OBJETIVO ESTRATÉGICO: EXPANSÃO COMERCIAL DA SOFTHOST

PLANO DE METAS (2008-2012)

  1. Automação dos processos de:
    • Contratação de Planos de Serviços
    • Pagamento
    • Cobrança
    • Migração de planos
  2. Substituir todo o atendimento telefônico por técnicos.
  3. Criação de planos de streaming sem limite de usuários, mas limitados ao pacote de transmissão de dados.
  4. Criação de novo web site para dar agilidade aos processos já automatizados.
  5. Branding Eletrônico com inserções de teasers e spots em emissoras de TV e rádio.
  6. Criação de Força de Venda Consultiva para atendimento ao mercado corporativo.
  7. Compra de concorrentes de hosting e streaming para aumentar a carteira.
  8. Programa de retenção de clientes com telemarketing direto aos clientes inadimplentes.
  9. Transferência de servidores dos EUA para o Brasil.
  10. Criação de planos de nuvem computacional.
  11. Criação de Equipe de Desenvolvimento de Aplicações Web.

2. Substituir todo o atendimento telefônico por técnicos:

Uma medidas tomadas pela SoftHost como uma das metas a serem alcançadas pela empresa em seu PE, foi dar foco ao atendimento telefônico feito por técnico e não por telemarketing. Nosso lema era: Atendimento feito por técnicos, não telemarketing. Esse foco nos garantiu um diferencial competitivo bastante grande. Internamente era o que chamávamos de “Suporte Heróico”.

Internamente nós tínhamos a seguinte lei: SE VOCÊ NÃO VAI RESOLVER O PROBLEMA, NEM ATENDA O TELEFONE. A gente levava a sério este negócio de atender telefone, pois sabíamos que muito mais do que uma forma de se relacionar com o nosso cliente. Era uma forma de se relacionar com cada um.

Foi pensando neste cenário de insatisfação no atendimento que a SoftHost fez uma campanha publicitária em algumas rádios de Goiânia. A campanha QUERO MUDAR DE HOSPEDAGEM teve como público-alvo o pessoal responsável pelos sites da empresas e webdesigner que já estão de saco cheio de muita musiquinha de atendimento, atendentes sem poder de solução e cheias de gerundismo como: “eu vou estar te transferindo“..  “Vamos estar atendendo a sua solicitação.”… “O senhor poderia estar nos retornando daqui a 2 horas?”

Veja como ficou a peça da campanha para as rádios:

11. Criação de Equipe de Desenvolvimento de Aplicações Web.

Somente a última meta não foi benéfica para a SoftHost e durou pouco mais de 10 meses. Fizemos parceria com a Bamboo Web Agency e assumimos de vez nossa missão de ser uma empresa especializada em serviços de IDCs. As demais metas foram cumpridas normalmente dento do prazo de 5 anos. Isso fez com que a SoftHost aumentado a sua quantidade de clientes.

A história continua até hoje, mas não estou mais a frente da gestão comercial. Considero que cumprir minha missão na implantação o Objetivo Estratégico de Expansão de Expansão. Em 2012, da SoftHost por conta própria, para me dedicar aos meus próprios projetos como a startup LiveAlive, mas continuo atendendo com representante comercial da SoftHost pela Ápice Construtiva.

Load Balancer Server

A SoftHost continua crescendo no cenário regional e também nacional. Já faz  e comercializa projetos de Load Balance Server (LBS) em mais de um IDC. LBS é uma demanda crescente e que ainda há poucos empresas especializadas em IDC oferecer comercialmente e em larga escala e disponibilidade.

softhost load balance

No final de 2014, lançamos um vídeo promocional da SoftHost que foi feito pela produtora de vídeo, a AvantiMedia.

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