O padrão divino: santidade


Seminarista Wesley Porfírio apresentando um texto das Institutas de Calvino (SPBC, 02/06/2017)*

Seminarista Wesley Porfírio apresentando um trecho da obra “As Institutas” de Calvino (SPBC, 02/06/2017)*

Parte 5 do Capítulo 6, do Volume 3, das Institutas de Calvino

Cristo é o padrão único pelo qual ajustar-se:  Resumo do Cap. 6, Volume 3, das Institutas de Calvino

A Escritura Demonstra amplamente que a vida cristã deve ser modelada em Cristo, padrão único pelo qual ajustar-se.

  • – Assim como Deus nos reconciliou em Cristo (2Co 5:18), assim também nEle nos é gravada a imagem (Hb. 1:3) a qual quer que sejamos conformados.

E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; (2 Coríntios 5:18)

O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; (Hebreus 1:3)

  • – As Escrituras possuem ensinamento para a doutrina moral maior do que as dos filósofos, com todo o seu poder de persuasão à virtude segundo a natureza do homem.
  • – As Escrituras nos apresentam a Jesus Cristo como nosso modelo de vida, já que nós nos degeneramos da nossa origem (que é Deus o Criador) e que somente por Jesus Cristo temos o reencontro com o Pai.
  • – Este é o fundamento de nossa fé e não existe nada mais eficiente do que isso: que nossa vida retrate a Jesus Cristo. Ou nos entregarmos devotadamente à Justiça de Deus (pela qual fomos feitos filhos por adoção) ou renegaremos nosso Salvador, cometendo deslealdade para com Ele.
  • – As Escrituras nos mostram Deus como Pai, nos exortando para nunca esquecermos de todos os benefícios dEle e de cada elemento da nossa salvação. Assim, nunca seremos acusados de extrema ingratidão. Assim, sermos exibidos como seus filhos (Ml 1.6; Ef 5.1; 1Jo 3:1).

O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome (Malaquias 1:6)

Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; (Efésios 5:1)

Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. (1 João 3:1)

  • – Cristo nos purificou com seu sangue e nos comunicou a purificação através do batismo para não nos sujarmos novamente com o pecado (Jo. 15:3-8; Ef 5:27).

Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.

Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.

Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. (João 15:3-8)

Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. (Efésios 5:27)

  • – Já que Cristo é o Cabeça, subiu aos Céus, nós também devemos nos desapegarmos das coisas deste Mundo para aspiramos aos Céus de todo o nosso coração (Col 3:1-4), visto que o Espirito Santo nos dedicou a Deus para que nos empenhemos diligentemente para que a Glória de Deus resplandeça por nosso intermédio e nos guardemos de sermos profanados com a impureza do pecado (1Co 3:16; 6:19; 2Co 6:16).

Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.

Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;

Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. (Colossenses 3:1-4)

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (1 Coríntios 3:16)

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (1 Coríntios 6:19)

E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. (2 Coríntios 6:16)

  • – Nosso corpo e nossa alma foram destinados a uma coroa imarcescível (que não murcha, incorruptível e inalterável).
  • – Devemos lutar para nos mantermos puros e incorruptíveis para o Dia do Senhor (Fp 1:10; 1Ts 5:23; 1Pe 5:4)

Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo; (Filipenses 1:10)

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (1 Tessalonicenses 5:23)

E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória. (1 Pedro 5:4)

  • – Esses são os fundamentos mais prometedores para regular-se bem a vida.
  • – É impossível achar-se semelhante entre os filósofos, que, na exaltação da virtude, nunca vão além da dignidade natural do homem.
  • Esboço feito para apresentação na aula de Vocação e Espiritualidade (02/06/2017) do Seminário Presbiteriano Brasil Central. Autor: Wesley Porfírio
Comenta aê!

