500 Anos de Treta


reforma

Ecclesia Reformata Semper Reformanda – Igreja Reformada, Sempre Reformando

A percepção de um seminarista de teologia reformada sobre as comemorações dos 500 anos da Reforma na Internet.

A treta entre cristãos católicos e protestantes já foi mais polêmica e mortal. Muitos morreram nas inquisições dos dois lados. Hoje, resta nas redes sociais apenas a “treta” (jargão usado para definir as confusões online). Hehehe

Há 500 anos atrás, Lutero iniciou uma treta histórica que marcou a Igreja Católica mais do que os buraquinhos feitos com os pregos usados para fixar as 95 Teses na porta da Catedral de Wittenberg.

Hoje (31/10/2017), enquanto era até feriado na Alemanha, enquanto nas igrejas protestantes houve comemoração, nas redes sociais os protestantes comemoravam e os católicos protestavam e a treta rolou solta.

Nos grupos de WhatsApp não foram raro os textões, no Twitter as provocações foram mútuas com frases e memes e no Facebook as provocações demostraram o quanto protestantes e católicos ainda não entenderam o resumo do Evangelho de Jesus Cristo: (1º) Amar a Deus acima de todas as coisas; (2º) Amar ao próximo como a si mesmo.

Nas Redes Sociais fica estampada a imaturidade das pessoas, mas também, vemos muitas iniciativas coisas louváveis. Vemos iniciativas de união entre conservadores e reacionários católicos e evangélicos. Num contexto de guerra cultural anti-revolucionária, é preciso esquecer as diferenças teológicas e se unir estratégicamente.

É assim que a Comunidade Cristãos Que Protestam, desde 2015, tem unido cristãos católicos e evangélicos para lutarem juntos contra o Marxismo Cultural, estudando desobediência civil pacífica contra o establishment socialista brasileiro, os globalistas, os comunistas eurasianos e os islamizadores.

Mesmo assim havendo o espírito de união e colaboração nessas comunidades, a treta é inevitável. Muitos youtubers evangélicos, católicos e conservadores tem feito vídeos explicando a necessidade da treta ficar restrita ao campo teológico. A uma real necessidade cada vez mais cooperação entre todos os cristãos para a organização de ações culturais, educacionais, políticas e sociais, que preservem a Civilização Ocidental, seus valores judaico-cristãos e lutem contra a Revolução Cultural.

Veja este vídeo do canal Dois Dedos de Teologia sobre a União Entre Católicos e Evangélicos:

Há 500 anos atrás Lutero tentou reformar a Igreja Católica, não conseguiu e acabou excomungado dela, originando a treta. Contudo, 500 anos depois, Lutero nunca imaginaria que a treta seria minimizada no campo social, com católicos e cristãos tentando reformar não a Igreja Católica, mas a sociedade caótica em meio ao pecado e guerras culturais.

Considerações Sérias:

1º) Como seminarista presbiteriano, estudante de teologia reformada, calvinista, tenho tido a percepção da seriedade e importância de todo o legado dos pais da Igreja, pre-reformadores, dos reformadores e dos teólogos contemporâneos. Graças a Deus que, ao longo de toda a história da redenção, sempre preservou remanescentes fiéis às suas Escrituras e aos seus ensinamentos.

2º) Como profissional de comunicação digital a 20 anos, considero-me no direito de julgar as melhores iniciativas online de grupos e comunidades que utilizam o meio eletrônico para tornar público, acessível e popular, informações antes restritas ao meio eclesiástico e acadêmico.

3º) Como cristão em missão nas comunidades, movimentos e grupos conservadores, reacionários e democráticos, vejo que aos poucos os cristãos reformados estão entendendo a visão do Calvinismo e a Responsabilidade Social da Igreja. Os calvinistas estão cada vez mais voltando as origens de uma ortopraxia inspirada no próprio Calvino que governou Genebra.

4º) Finalmente, vemos que a treta entre católicos e protestantes vai continuar rolando nas redes sociais, entretanto, oro a Deus para que, pelo menos do lado dos cristãos reformados, eles possam entender que ser uma “igreja reformada sempre reformando” nos faz zelosos e engajados na missão de Anunciação (do Evangelhos da Graça) e Denunciação (do pecado, do engano, da injustiça e da maldade).

Anúncios

Comenta aê!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s