Você é Ouvinte ou Praticante da Palavra


 

Muitos dizem:

“Os evangélicos são hipócritas: falam para vivermos o Evangelho, mas vivem contrário ao ensinamento da Palavra. É por isso que o Brasil está como está, porque os evangélicos estão inertes.”

O que fala a Bíblia sobre isso? Em Tiago 1 lemos:

22 Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.

23 Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho_

24 e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.

25 Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.

26 Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum!

27 A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.

Realmente, o mais comum é encontrarmos crente meramente ouvinte e não praticantes da Palavra. Isso não é privilégio de uma denominação específica, mas o crente ouvinte está em todas as denominações. Se tivéssemos 50 milhões de evangélicos praticantes da Palavra, certamente o Brasil estaria bem melhor do que está. O ouvinte é apenas um religioso que não frutifica.

Há cristãos que acham que cabe ao pastor fazer o evangelismo, pois é ele que é pago para isso. “Eu pago dízimo pra isso!” Pensam eles. O sacerdócio é universal. O corpo de Cristo tem vários membros. O pastor é uma parte do corpo, é um presbítero docente ou seja um “ancião” que ensina. Você é outra parte do corpo, então você é o que no corpo?

Contudo, apenas da infidelidade da maioria, Deus tem sido Deus e tem feito sua obra com os remanescentes. O Brasil só não está pior moralmente, socialmente e espiritualmente, por causa da misericórdia de Deus que atua através de sua agencia aqui na Terra: a Igreja. Toda boa dádiva e dom perfeito não vem de nós, mas do Pai das Luzes! Veja: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.” Tiago 1:17 Não busque justiça própria, mas a Graça de Deus.

A ação da Igreja é grande. Poderia ser maior e melhor, mas já é expressiva. Muitas instituições ainda não entenderam que precisamos ser Sal e Luz do Mundo.

Ou seja, precisamos ter uma visão para fora das quatro paredes de nossas congregações. Precisamos nos envolver com vidas, influenciar vidas, salvar vidas e com isso ajudaremos a transformar vidas e, como consequência, a pessoas transformadas começam a transformar a sociedade.

Só pensam o contrário quem não conhece o dia-a-dia de instituições cristãs realmente ativas na sociedade e entidades envolvidas com missões. As informações estão disponíveis, mas é mais fácil criticar do que viver a Palavra. É mais fácil ir no domingo a noite na igreja, escutar a pregação, ir pra casa e não buscar primeiro o Reino de Deus e a sua Justiça.

Lembrando que a Igreja é formada de pessoas e que são normalmente as meras ouvintes, as pessoas que não trabalham para o Reino de Deus, não vivem, não evangelizam, não trabalham, não ajudam, não contribuem, não se informam, não oram por missões. Portanto, são pessoas que falam que os irmãos são hipócritas e não conseguem se incluir como hipócritas.

_“Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus. Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los._ Tiago 1:19-21

Portanto, vamos ouvir mais, falar menos, sermos mais tolerantes, buscar santificação e nos humilhar, pois a obra da Igreja não é conquistada com nosso esforço próprio, mas pela Justiça de Deus.

Quem normalmente pratica a Palavra e tem trabalhado em prol do Reino de Deus e sua Justiça, não tem tempo para atacar a Igreja e dizer que os cristãos são hipócritas e não fazem nada para a sociedade. Quem pratica e trabalha já entendeu Tiago 1.

Quando Deus disse para Pedro em Mateus 16:18 que “as portas do inferno não prevalecerão contra” a Igreja, tem gente que acha que é a ação do Inferno contra a Igreja, mas na interpretação correta é que as portas do Inferno não prevalecerão contra a ação da Igreja do nosso Senhor Jesus Cristo.

Deus quer usar os praticantes da Palavra para ARREGAÇARMOS as portas do Inferno e salvarmos as pessoas que estão aprisionadas no pecado e neste Mundo Tenebroso. Que tal ser usado por Deus para ARREGAÇAR as portas do inferno? Não é fácil. Exige-se arrependimento, negar a si memo, tomar a sua própria cruz, e parar de ser mero ouvinte e passar a praticar a Palavra humildemente como servo obediente.

Wesley Porfírio

Comenta aê!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s