O Antigo Abecedário de Deus


Palavra Pastoral

Rev. Silas é pastor da Igreja Presbiteriana de Vila Morais (Goiânia-GO) e professor de História da Igreja no Seminário Presbiteriano Brasil Central.

Toda língua humana antes de ser escrita, foi falada. O oral precedeu à escrita. No entanto, tanto a primeira como a segunda são dinâmicas. A oral e a escrita passam por um processo de aperfeiçoamento e adaptações.

Como exemplo mais primitivo, Deus antes de oferecer-nos à palavra escrita, ofereceu a palavra falada. Neste processo dinâmico Ele continua falando através da Palavra escrita como sua revelação especial e por meio de seu Filho (a Palavra encarnada) que foi o ápice de sua Revelação (Hebreus 1.1).

Assim, pelo instrumento da palavra falada, escrita ou através do Filho (O Lógos divino), Ele continua falando e se comunicando conosco. É Deus Emanuel conosco, comunicando sua santa e soberana vontade.

A palavra revelada de Deus funciona como um abecedário (forma de referir-se ao alfabeto escrito ou às letras do alfabeto). Essa é a expressão de Sua vontade, à qual devemos submeter e não desobedecer.

Conhecer é importante, mas não tanto quanto O.B.D.C. Esse mandamento foi dado à nossos primeiros pais (Adão e Eva, cabeça federal de toda raça humana) mesmo antes deles escolherem, D.S.O.B.D.C.

Apesar da vontade do homem sempre contrapor-se à vontade de Deus, devido seu estado corrompido pelo pecado que nele habita; o desejo revelado de Deus, continua sendo: “Obedecer é melhor que sacrificar”.

Pondere: É melhor seguir o “ABECEDÁRIO de Deus, do que nossa obstinada “sabedoria, de quem pretende provar que sabe muito bem fazer melhor.

Concluindo: Logo que o homem foi criado, Deus revelou o seu antigo “abecedário”. Porém, de que vale conhecer se não houver atitude para obedecer?

Wesley com o seu pai, o Rev. Silas Nobre
Wesley com o seu pai, o Rev. Silas Nobre

Comenta aê!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.