40 do U2 é um Salmo


Ouça esta famosa música do U2

Há uma lenda sobre a gravação desta canção: O U2 estavam com apenas 40 minutos para encerraram a sua sessão de gravação para o álbum “War”, antes que a próxima banda programada pudesse entrar. Então eles abriram a Bíblia no Salmo 40 e criaram está canção baseada no salmo.

O resultado acabou por ser uma música de fechamento pujante no álbum e em muitos dos shows da banda. O grito de “Quanto tempo” conecta-se ao tema central do Salmo 40: Quanto tempo esperaremos, Senhor, até sermos libertos?

A canção também nos lembra que os salmos foram originalmente criados para serem músicas cúlticas, sendo assim algumas das primeiras canções espirituais dos judeus e também dos cristãos.

Bono enaltece a importância dos salmos com o efeito do refrão “How Long?”. Milhares e milhares de pessoas nos shows do U2 já deram voz a esse hino espiritual. É uma das formais mais incríveis e poéticas que uma banda secular fez para seu público louvar a Deus e, assim espero, que o Espírito Santo possa ouvir o clamor do adorador e o visita-lo.

E você? Quanto tempo vai esperar na escravidão do pecado? O salmista diz no Salmo 40:

“Esperei com paciência pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e ouviu meu clamor. Tirou-me de um poço de desespero, de um atoleiro de lama. Pôs meus pés sobre uma rocha e firmou meus passos. Deu-me um novo cântico para entoar, um hino de louvor a nosso Deus. Muitos verão o que ele fez, temerão e confiarão no SENHOR.”

Salmos 40:1-3 NVT

https://www.bible.com/1930/psa.40.1-3.nvt

Você já clamou a Deus por socorro e depois ficou impaciente querendo que Ele te socorresse? 40 te ensina a esperar com paciência pelo Senhor, porque Deus tem seus planos e propósitos para a nossa vida.

40 nos mostra que Deus é como um pai ensinando seus bebês a andaram com as próprias pernas. O pai fica na frente e chama o filho para ir até onde ele está. Então, 40 diz que Deus, como esse pai, se inclina para seu filho quando este clama por socorro, mas não o deixa cair no chão. Então, passo-a-passo, o bebê vence as dificuldades e consegue andar sozinho.

40, no verso seguinte diz: “Tirou-me de um poço de desespero, de um atoleiro de lama.” Vemos o bebê que aprendeu a dar seus primeiros passos guiados por seu pai e que agora passa a andar sozinho em seus próprios caminhos. É aí que o filho cai no lamaçal do pecado. Então o filho grita por socorro e espera pacientemente pelo seu pai. 

O filho sabe que o pai o ouvirá e não o abandonará. Muito pelo contrário. Então, 40 diz: que o pai o tirou da lama do pecado e põem seus pés sobre uma rocha e firma meus passos.

40 nos mostra a alegria desse filho que aprende tudo com seu pai e é salvo por Ele. O Pai dá ao filho uma música nova: “Deu-me um novo cântico para entoar, um hino de louvor a nosso Deus.” porque não existe nada melhor do que saber que se é um filho amado pelo Pai Celestial e que ele nos guia os passos e quando a gente cai, ele simplesmente nos ouve, se inclina e nos coloca de pé novamente.

O Apóstolo Paulo nos diz que Deus nos amou primeiro, para que um dia pudéssemos conhecê-lo e amá-lo também por Ele se um paizão amoroso e zeloso!

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira, que Deus o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.” Então, o Pai, para nos resgatar do pecado, nos envia seu filho Jesus ao mundo.

Espere pacientemente pelo Senhor e tenha essa grande experiência pessoal de salvação pela fé em Jesus, para que um dia todos nós estejamos diante da majestade do Pai cantando para sempre “uma nova canção” ou como na música do U2:

I will sing, sing the new song… I will sing, sing the new song…

Nós cantaremos, cantaremos uma nova canção… Nós cantaremos, cantaremos uma nova canção!

Wesley Porfírio

Comenta aê!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.