Conselho paternal por meio da história de J. S. Bach


Bach – Ária da Suite nº 3 em Dó Maior para violino e orquestra (Spirits of Meditation)

Ester, eu sei que você ama essa música. Procurei um tempão até achar ela para você e para a Luísa também conhecer — se não é que já conhece. Hehehe

A Ária da Suite nº 3 é também chamada de “Spirits of Meditation” foi composta por Johann Sebastian Bach em Köthen junto com os concertos para violino BWV 1041-1042.

Gosto de imaginar que as pessoas chamaram esta ária de “espírito de meditação”, porque ela as ajudavam na disciplina espiritual da meditação na Palavra de Deus.

Mas será que Bach fez esta ária pensando nisso? Ora, vejamos um pouco sobre a vida de Bach:

1º) Como um bom cristão luterano, Bach colocava toda a sua arte ao serviço cultual nos cultos dominicais e, como era músico profissional, ele colocava a sua arte a serviço cultural, porque era o diretor musical da cidade de Leipzig.

Contudo, Bach não dicotomizava a sua arte em: arte para Deus e arte para o homem. Toda a sua arte era para Deus, contudo, uma parte era em serviço cúltico e a outra em serviço cultural e artístico.

Então, aos domingos de manhã era Bach quem regia o coro de alunos na Thomasschule (escola de música da sua igreja) e de noite era ele quem tocava o órgão de tubo (que ainda existe na igreja luterana de São Tomás de Leipzig).

2º) Bach nasceu em Eisenach, uma cidadezinha alemã que até hoje possui 44 mil habitantes. Foi a mesma cidade onde, 200 anos antes, Lutero traduziu o Novo Testamento do latim para o alemão.

A Família Bach era cristã muito fervorosa e todos eles eram músicos e serviam no serviço litúrgico das igrejas onde moravam. Sabe-se que, para compor louvores a Deus, Bach leia muito a Bíblia e a estudava incansavelmente.

A Família Bach foi de grande importância na história da música por cerca de duzentos e cinqüenta anos, com mais de 50 músicos e vários compositores notáveis, mas todos eles cristãos de coração sincero na direção do louvor em suas igrejas.

3°) Para compor cada vez melhor, Bach estuava muito Vivaldi, que viveu um século antes dele. Assim, a arte de Bach elevando a um patamar elevadíssimo e acabou influenciando outros gênios da música um século depois como Mozart e Beethoven.

APLICAÇÃO:

Portanto, meninas, lembrem-se: leiam e estudem a Bíblia e ouçam música boa!

  1. Música é alimento para a alma.
    Se vocês ouvem porcaria estão comendo comida para porcos.
    Se você ouvem música boa, estão banqueteando suas almas.
    Se você ouvem música erudita como Vivaldi, Bach, Mozart, Beethoven e Chopin, vocês estão alimentando suas almas com os mais finos manjares já feitos pela alma humana.
  2. A música é alimento para a sua alma, porque ela reflete a beleza da natureza do Criador. Todos o ser que respira louva o Criador, porque toda Criação é reflexo da beleza e da mente criativa do Deus Criador.
  3. Os animais louvam o todo o seu ser. Este é o modo deles louvarem ao Criador. Contudo, o único ser criado que pode expressar este louvor com a música é o ser humano: a joia da Criação.
  4. Portanto, somente o ser humano foi dotado pelo criador para fazer música com expressão da graça de Deus,
    porque fomos feitos a imagem e semelhança dEle que…
    é o Santo dos Santos,
    é o mais Belo dos Belos,
    é o mais Perfeito dos Perfeitos,
    é o mais Altíssimo dos Altíssimos,
    é o mais Profundo das profundezas e
    é o único Eterno e Infinito, porque não teve começo e nem tem fim, portanto é o único que deve ser louvado, adorado e glorificado.
  5. O evangelista João termina seu evangelho dizendo:

“Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, creio eu que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos.” João 21:25

  1. Parafraseando João, podemos dizer que se todas as obras de Jesus fossem cantadas uma a uma, creio eu que nem no mundo inteiro caberiam em todas as músicas que já foram compostas.

Wesley Porfírio
Wesley.net.br

Comenta aê!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.