O que significa a metáfora da VIDEIRA VERDADEIRA?


QUAL O SIGNIFICADO DA METÁFORA DA VIDEIRA VERDADEIRA CONTADA POR JESUS?

TEXTO:

1. “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
2. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta. Todo ramo que dá fruto, ele poda, para que produza ainda mais.
3. Vocês já foram limpos pela mensagem que eu lhes dei.
4. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Pois, assim como um ramo não pode produzir fruto se não estiver na videira, vocês também não poderão produzir frutos a menos que permaneçam em mim.
5. “Sim, eu sou a videira; vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto. Pois, sem mim, vocês não podem fazer coisa alguma.

João 15.1-5

EXPLICAÇÃO DO TEXTO:

Primeiro lugar:

Entenda a explicação dos personagens desta metáfora é a seguinte: 

  • O Agricultor: Deus Pai (Yhaweh);
  • A Videira: Deus Filho (Jesus);
  • Os Ramos: os discípulos de Jesus (nós);
  • Os frutos: a obra do Espírito Santo em nossas vidas.
  • A Vinha: o Reino de Deus.

Segundo lugar:

Jesus estava ensinado aos seus discípulos a qualidade de relacionamentos eles deveriam produzir: RELACIONAMENTOS FRUTÍFEROS para a VINHA DO PAI (o Reino de Deus).

Jesus diz: “Eu sou a videira verdadeira.” Se existe uma videira que é verdadeira, então existem as videiras falsas onde os galhos enxertados não produziam bons frutos. Ou seja, não basta produzir frutos, os frutos tem que ser de qualidade que só a videira verdadeira dá.

Terceiro lugar:

Quando Jesus diz: “Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta. (v.2a), ele explique que do mesmo modo que um agricultor corta os ramos ruins que não dão frutos físicos ruins e joga fora, o Pai também rejeita aquelas pessoas que não produzem frutos espirituais.

Portanto quando Jesus diz: “Estando em mim”, significa que há muitas pessoas que acham que estão sem Jesus, mas não dão bons frutos. Ou seja, são pessoas que mesmo se dizendo cristãs elas são como ramos enxertados infrutíferos. Esses o agricultor corta e joga fora.

Quarto lugar:

Quando Jesus fala: “Todo ramo que dá fruto, ele poda, para que produza ainda mais, ele explica que todos aqueles que crêem que Jesus Cristo é o único Senhor e Salvador, já foram limpos pela mensagem que eu lhes dei.” (v.2b,3) Ele está dizendo que aqueles que dão bons frutos são limpos para darem mais e mais frutos.

Portanto, o sucesso dos bons frutos não se dá por causa dos ramos (galhos enxertados), mas por causa da videira verdadeira. E somos bons ramos não porque merecemos, mas pela misericórdia de Deus. Pela graça da cruz de Cristo, Deus nos enxertou em Cristo, para que possamos produzir bons frutos para o Reino de Deus.

E é por isso que Jesus diz: “Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto. Pois, sem mim, vocês não podem fazer coisa alguma.” (v.5), porque a coisa mais importante para o ramo é estar enxertado da videira verdadeira e nos esforçar para produzir os bons frutos.

O QUE SIGNIFICA SER PODADO?

Muitas vezes a gente não gosta de ser cortado. Porque ser cortado doí e gente detesta a dor. Mas precisamos olhar além da dor.

Mas que tipo de poda Deus está fazendo em sua vida?

Nessa metáfora de Jesus define dois tipos de podas:

1º tipo de poda:

É para os galhos que, mesmo enxertados na videira verdadeira, não produzem frutos. Então eles são jogados fora.

2º tipo de poda:

É a do galho que está na videira verdadeira, mas está secos, sem a seiva da vida (que vem da videira verdadeira). O agricultor quer que ele produza frutos. Então, ele poda, ou seja, corta para que o galho fique ainda mais forte e, ao se recuperar, ele irá produzir frutos de qualidade.

Os discípulos de Jesus são como galhos secos que precisam ser cortados para ficarem mais fortes, para frutificarem bons frutos.

Deus, como bom agricultor, sabe podar os galhos que ele elegeu para produzir bons frutos das boas obras, como está escrito:

Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Efésios 2.10

Um ramo NÃO produz bons frutos (boas obras) para ser enxertado na videira verdadeira. Sem a videira verdadeira, o ramo NÃO produz boas obras de frutos.

Um ramo produz bons frutos (boas obras), porque está enxertado na videira verdadeira. Com a videira verdadeira, o ramo produz boas obras de frutos.

É por isso que Jesus disse: “sem mim, vocês não podem fazer coisa alguma.” (v.5) Ou seja, só podemos produzir bons uvas de qualidade estando na videira verdadeira.

“Tendo sido justificados, os discípulos de Jesus  recebem a graça da renovação diária, até que finalmente (o último estágio é o mais incisivo de todos), completamente santificados, alcançam o limiar dos céus. O propósito dessa limpeza diária na vida dos filhos de Deus é torná-los progressivamente mais frutíferos.” [1]

APLICAÇÕES:

Quais são os frutos espirituais que os discípulos de Jesus devem produzir?

Frutos de bons motivos, desejos, atitudes, disposições (virtudes espirituais), palavras, obras – tudo isso tendo origem na fé, em harmonia com a lei de Deus e feito para sua glória.

“Aquele que produziu trinta provavelmente pode produzir sessenta ou até mesmo cem vezes mais. Assim, todos aqueles que são postos em contato com Cristo são comparados aos ramos da videira. Alguns dão frutos, outros não. A responsabilidade é totalmente deles.” [2]

Esta a mensagem final desta metáfora para ser aplicado por nós:

Entreguemos nossas vidas a Jesus Cristo todos os dias para estar diariamente nele (enxertados nele) e assim poderemos produzir bons frutos todos os dias da nossa vida.

REFERÊNCIA BIBIOGRÁFICA:

[1] HENDRIKSEN, William. João: comentário do Novo Testamento São Paulo: Cultura Cristã, 2014, p. 605.

[2] NEVES, Itamir; MCGEE, John Vernon. Comentário Bíblico de João – Série Através da Bíblia. São Paulo: Rádio TransMundial, 2012, p. 267.

Comenta aê!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.